Publicado em

Como enrolar a piteira perfeita

Para marcar o início do envio de piteiras pré-enroladas para os assinantes do Seda em Casa, um tutorial de como enrolar a piteira perfeita e porque usar piteiras é uma boa ideia.

piteiras de papelPOR QUE USAR PITEIRAS?

Usar piteiras é uma questão de gosto, mas existem alguns benefícios em usar essa pontinha de papel enrolada na ponta dos seus cigarros ou baseados. Se você não usa piteiras, deveria começar a pensar em usar e tentar algumas vezes.
Aqui tem algumas razões pelas quais usar piteiras torna seu momento mais prazeroso e aproveitável.

1 – USAR PITEIRAS MANTÉM SEU BASEADO FIRME
Usando uma piteira pronta ou uma que você mesmo faz, deixa seu baseado ou cigarro mais fime e também dá uma estrutura circular sólida ao baseado. Isto significa que tem menos chances dele se desmontar ao bater pra tirar as cinzas, por exemplo.

2 – PONTA BABADA
Certo, não tem nada pior que basedado com ponta cheia de baba. E cada vez que ele gira a
roda, piora. Com uma piteira, mesmo se tiver um babão na roda, o baseado fica mais firme e evita de virar um pastel molhado antes mesmo de chegar no fim.

3 – MELHOR FLUXO DE AR
Usar piteira garante um fluxo de ar mais consistente através do seu baseado. O formato cilindrico da piteira garante máxima passagem do ar, eliminando bloqueios e entupimentos que te força a dar “pegas” mais consistentes.

4 – VALORIZA MAIS A SUA ERVA/TABACO
Enrolar um baseado sem piteira quer dizer que no final você vai ter que lidar com uma ponta. Para muitas pessoas, essas pontas vão virar um outro baseado, que também vai virar uma ponta.

Usar piteira permite que você aproveite sua erva até o fim, logo antes da piteira. Algumas pessoas ainda puxam a piteira um pouco pra fora da seda, pra não correr o risco de fumar a piteira, quando o baseado está chegando no fim.

5 – FUMAÇA MENOS QUENTE NOS PULMÕES
Vamos pensar pequeno agora: imagine-se dentro de uma piteira. As paredes internas dela resfriam um pouco a fumaça que está sendo puxada lá da brasa, na outra ponta do baseado. Com a piteira é como se você prolongasse o caminho que a fumaça tem que fazer até chegar na sua boca. Você também não vai correr risco de queimar o lábio e nem os dedos.

Macarrão piteira
6 – MUITOS TIPOS DE PITEIRAS
As piteiras não são limitadas a pedaços de papel cilíndricos. Tem gente que usa até macarrão parafuso, que já é conhecido como macarrão piteira 🙂 Existem opções de piteiras reusáveis, como as de vidro, que você encaixa o baseado dentro e as de madeira, que também podem ser enroladas junto com o baseado. Alternativamente e pra muitos uma maneira mais fácil de começar a usar, são as piteiras pré-enroladas, que você ajusta e desliza pra dentro da seda.

COMO ENROLAR UMA PITEIRA PERFEITA
Em alguns lugares, enrolar piteira já deixou de ser normal e passou a ser arte.